Como propósitos singelos podem mudar o mundo
VOLTAR
|Desenvolvimento Pessoal

Como propósitos singelos podem mudar o mundo

Todas as pessoas possuem propósitos na vida, alguns são mais simples e outros mais complexos, mas não importa qual seja o seu propósito neste momento, saiba que ele pode ajudar de alguma maneira a tornar o mundo melhor. Isso porque através de uma reação em cadeia, sem que você imagine, suas realizações podem afetar o bem estar das pessoas que vivem ao seu redor e além.

1 l3sxvceexwimthaqecayrq

Propósito é aquilo que se tem intenção de fazer, realizar…alcançar. E deveria ser de interesse de todos que você consiga realizar o seu.

O bem estar de cada membro é fundamental para que qualquer comunidade funcione, não importa seu tamanho ou objetivos. Desde uma comunidade local, um grupo que possua interesses em comum ou funcionários de uma mesma organização, as realizações de cada um proporcionam impactos diretos ou indiretos nas realizações do grupo.

No ambiente de trabalho

A empresa Sodexo fez uma pesquisa em abril deste ano, constatando que 95% das pessoas entrevistadas afirmam possuir um propósito de vida e 53,8% consideram que seu propósito de vida está conectado com seu trabalho.

Além disso, ter propósito é um fator de motivação no ambiente corporativo. Segundo uma pesquisa do instituto Globoforce WorkHuman em que 23 mil funcionários de 45 países e diferentes indústrias foram entrevistados, o segundo maior fator de motivação da força de trabalho é o propósito, logo atrás do sentimento de pertencimento.

Pessoas sentem-se motivadas quando percebem que estão contribuindo para a realização de algo maior, mas muitas vezes não entendem que pequenas metas alcançadas também contribuem para que essas realizações ocorram de maneira sólida e saudável.

Efeito borboleta

Há uma metáfora dentro da Teoria do Caos, que explica o conceito da dependência sensível de suas condições iniciais. Segundo esse “Efeito Borboleta”, o simples bater de asas de uma borboleta poderia causar um efeito em cadeia e gerar um tufão do outro lado do mundo.

Aplicado ao nosso contexto, significa que mesmo as realizações pessoais, que pareçam muito particulares para você, podem afetar a vida de muitas outras pessoas.

Seu propósito pode ser desenvolver determinada habilidade para melhorar seu desempenho no trabalho. Ao atingir a sua meta, o quanto isso pode impactar em outras pessoas? Pode melhorar a qualidade do serviço oferecido, você pode conseguir novos e satisfeitos clientes, refletindo em um melhor ambiente de trabalho onde pessoas encontram-se mais realizadas com os resultados da empresa. Seus colegas de trabalho estão felizes e inspirados para atingir suas próprias realizações etc.

Se sua motivação é apenas aumentar a sua renda, isso resultará em seu maior poder de compra, contribuindo para aquecer o comércio, gerar novos empregos, aumento na arrecadação de impostos e assim por diante.

Quanto mais pessoas estiverem atingindo seus objetivos, melhor o papel que elas podem desempenhar dentro de suas comunidades.

Ajudar os outros é também ajudar a si mesmo

Ninguém é uma ilha. Se você não vive isoladamente sem nenhum contato humano, você vive em comunidade. E qualquer pequena ação pode desencadear esse efeito cascata que afeta os demais ao seu redor.

Suponha que você esteja dirigindo um carro, mas parado na esquina de uma rua, tentando fazer conversão para uma avenida movimentada e que não possui semáforo.

Você fica aguardando uma chance para entrar na avenida, mas ninguém lhe dá passagem. Enquanto isso, outros carros começam a parar atrás de você e um pequeno engarrafamento se inicia.

Agora imagine que todas as pessoas passem a dar espaço para pelo menos um carro que precise fazer conversão à sua frente, assim o trânsito fluiria melhor para todos, inclusive para as pessoas que deram espaço e que, eventualmente, estarão na posição em que irão contar com a colaboração de outros.

Exercer cidadania e gentileza facilita a vida para todos, e nada tem a ver com ser bom ou mau, e sim com a vontade de viver melhor e sentir-se responsável por isso.

Atitudes positivas podem ajudar o próximo ou a você mesmo

De maneira genérica, quaisquer ações positivas que você inicie para ajudar ao próximo ou para atingir seus propósitos são benéficas para uma vida melhor em comunidade.

O mesmo pode acontecer com as ações negativas e suas consequências.

Vale então criar essa consciência ao refletir nas atitudes que estamos tomando, e em como podemos potencializar esses resultados de maneira positiva.



Follow us @beliive.br