Como integrar e engajar um time remoto
VOLTAR
|Empresas e Organizações

Como integrar e engajar um time remoto

Tem-se falado bastante sobre a importância do engajamento entre as equipes e todos os benefícios que isso traz para sua empresa. Mas desenvolver esse engajamento pode parecer um desafio para muitos líderes — imagine então em uma equipe que trabalha completamente remota, com pessoas em lugares distantes e com fusos horários completamente diferentes.

1 cntwkrkvsqsmqarwdv0ttq

Ainda assim, com a geração dos millennials agora assumindo cargos de liderança, modelos de trabalho remoto estão ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, que veem muitas vantagens nessa prática.

Uma pesquisa realizada pelo site FlexJobs, aponta que 65% dos entrevistados se dizem mais produtivos trabalhando em casa — entre os motivos estão: menos distrações e interrupções, menos estresse por conta do trajeto até o trabalho, roupas mais confortáveis etc.

Mas antes de tudo entenda que trabalho remoto e home office não são exatamente a mesma coisa. Home-office é um termo mais específico e significa que você trabalha dentro da sua casa, já no trabalho remoto de maneira geral, você pode trabalhar em home-office mas também em um café, em um espaço de coworking ou até mesmo na praia — contanto que você possua as ferramentas adequadas para o seu trabalho, como computador, internet etc.

Dentro do trabalho remoto também existem os nômades digitais, pessoas que viajam o tempo inteiro e trabalham em diversos locais diferentes.

Algumas empresas têm implantado o trabalho remoto aos poucos, com uma parte do time remota e outra locada na empresa, ou com metade da semana home-office e a outra metade na empresa.

A Beliive trabalha com 100% do time remoto, o que significa que nossos profissionais podem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Temos talentos em São Francisco na Califórnia, em Fortaleza, Olinda, Ponta Grossa, São Paulo, até em Tallinn (Estônia) e em Zurique (Suíça)!

O que motiva esse time a trabalhar unido é, além do propósito da Beliive, o sentimento de trabalho em equipe e colaboração.

Para criar esse sentimento em sua equipe é importante em primeiro lugar, manter um canal de comunicação aberto e direto entre seus membros.

Temos facilidade para conversar uns com os outros. Com fusos diferentes, utilizamos uma janela que funcione para todos, e assim marcamos reuniões que são diárias para a equipe de tecnologia e semanais para a equipe de comunicação e marketing. Além disso temos uma reunião semanal com todos os membros do time para compartilhar as novidades da semana e a evolução de cada área da empresa.

Lançar mão de ferramentas que facilitem o trabalho diário é muito importante.

Utilizar arquivos em nuvem, plataformas para conversas e videoconferência e ferramentas para a organização do trabalho em equipe podem ajudar muito para que todos estejam alinhados e atualizados em relação aos projetos da empresa.

1  hixsxgpelml1 dwe5zdta

Falar apenas de trabalho não basta para integrar o time

Além das reuniões, mantemos contato entre os membros da equipe e aos poucos criamos vínculos como os de um trabalho presencial. Dentro da Beliive também temos um Happy hour virtual que ocorre uma vez por mês, em que podemos apenas conversar e conhecermos um pouco mais uns aos outros.

Mas a ferramenta mais eficiente para nos conectarmos com nossos colegas de trabalho é a nossa própria plataforma da Beliive.

Além da beliive.com também temos um comunidade fechada para realizar trocas de tempo apenas entre os colaboradores da equipe, lá podemos oferecer experiências relacionadas ou não ao trabalho. Desde modelos de apresentação à hábitos saudáveis ou receitas, criamos um espaço em que podemos dividir nossos hobbies e talentos com as pessoas com que conversamos o dia inteiro.

Isso nos aproxima, nos torna mais tolerantes e aumenta nosso senso de equipe.

Posso, particularmente dizer que sou mais próxima de alguns dos meus colegas de trabalho da Beliive do que já fui em muitas empresas em que trabalhava locada. Sei que posso contar com eles e me sinto uma parte importante do time.



Follow us @beliive.br