Mentoria Reversa: somando novidade e tecnologia com experiência
VOLTAR
|Empresas e Organizações

Mentoria Reversa: somando novidade e tecnologia com experiência

Programas de mentoria reversa estão ganhando cada vez mais espaço entre empresas inovadoras, colocando seus diretores, CEOs e líderes para receberem mentoria dos mais novos e iniciantes.

Serviços de mentoria são, atualmente, muito populares entre os profissionais de todas as áreas. É muito bom contar com a experiência de alguém que já vivenciou e sabe lidar com as adversidades do mundo corporativo. Mas agora as empresas têm investido em um diferente modelo de mentoria que promete inverter a lógica do aprendizado: a mentoria reversa.

Essa ideia teria surgido em 1999, através de um projeto piloto da General Electric, que pretendia engajar cerca de 500 funcionários de diferentes idades, para que os mais novos ensinassem a utilização de ferramentas tecnológicas aos mais velhos.

null

O modelo deu muito certo e se popularizou. Hoje esses programas estão conquistando grandes empresas, fazendo com que profissionais mais experientes mantenham-se atualizados enquanto os mais novos entendem que também são importantes e contribuem para o crescimento da empresa.

Profissionais de gerações mais novas possuem mais facilidade para acompanhar e se adaptar às mudanças de mercado e novas tecnologias. Através da mentoria reversa, esses profissionais compartilham uma diferente perspectiva em relação ao mundo digital, mídias sociais e novos hábitos de consumo.

Essa tem se tornado uma poderosa ferramenta para somar a experiência de quem já está há muito tempo no mercado, com o frescor do olhar de quem está começando a carreira.

Com o passar dos anos ganhamos experiência mas também desenvolvemos vícios na nossa maneira de agir e podemos ficar estagnados em práticas que acabam tornando-se obsoletas.

Jovens profissionais trazem essa visão atualizada, ajudam a adaptar o tom de voz de uma marca para o público, e não têm medo de sair da zona de conforto e se arriscar.

A ideia não é desprezar a experiência de quem já está no mercado há anos, e sim somar esse potencial para que ambos possam usufruir desta troca.

null

Além disso, esse tipo de mentoria vai além da tecnologia: algumas empresas aplicam programas de mentoria reversa para aumentar a diversidade e promover esse debate, colocando profissionais PCD, mulheres, e outras minorias sociais, para melhorar não apenas sua atuação no mercado, como também o ambiente de trabalho e as relações entre os colaboradores.

Se você deseja começar um programa de mentoria reversa na sua empresa, ou se já possui mas deseja facilitar esse câmbio de experiências entre os colaboradores, a Beliive possui uma ferramenta que promove, através de créditos de tempo, a troca de experiências entre funcionários, podendo ser adaptada para programas de mentoria que atendam as necessidades da sua organização.



Follow us @beliive.br