Pessoas e propósito são a base de uma comunidade forte
VOLTAR
|Comunidades

Pessoas e propósito são a base de uma comunidade forte

A força de uma comunidade está na paixão e energia que seus membros despendem para alcançar um mesmo propósito ou para concretizar suas afinidades, partilhando experiências.

Colaboração no trabalho

Comunidades são, por definição, agrupamentos de pessoas que compartilham de um determinado conjunto de normas, crenças ou cultura.

Antes limitadas pela distância, as comunidades ficavam restritas a grupos regionais. Elas eram compostas por pessoas que moravam próximas e que acabavam compartilhando desses valores e regras por conveniência.

Hoje vivemos em uma era digital e cada vez mais global, em que somos estimulados a desenvolver nossa individualidade ao mesmo tempo em que ansiamos por nos conectar uns com os outros. Isso porque o ser humano busca por natureza encontrar similaridades com outros seres humanos a fim de se conectar e desenvolver um sentimento de pertencimento.

E graças aos modernos meios de transporte e comunicação, a distância e contato entre as pessoas é cada vez menor, o que permite que indivíduos possam se conectar de qualquer lugar e em qualquer tempo, e que podemos ampliar esse conceito de comunidade para agrupamentos de pessoas que compartilham qualquer paixão ou propósito que tenham em comum, desde um determinado gosto musical, uma religião ou causa social.

. . .

Qualquer propósito, desde torcer para o mesmo time de futebol, compartilharem sobre um livro que tenham lido ou mesmo um hobby, qualquer coisa que desperte a paixão de alguém pode se tornar uma chave que tem o poder de unir as pessoas em comunidade. Não importa o quão relevante seja considerado esse propósito para o mundo, mas sim o quanto ele é importante para as pessoas envolvidas e pertencentes ao grupo.

Em uma conferência de TEDx, a política holandesa e prefeita de Beesel, Petra Dassen disse:

“Toda sociedade tem pelo menos um motivo pelo qual as pessoas são muito orgulhosas, vivem por, e estão dispostas a colocar muita energia nisso.”

Se o que compõe uma comunidade é seu propósito, o que a torna forte é a energia e vontade de seus membros de fazer parte dela, o famoso engajamento. E engajar pessoas em uma comunidade nem sempre é tão simples e tem sido um grande desafio para muitos líderes. É preciso manter a chama daquela paixão e propósito acesa, em meio a um mundo tecnológico onde recebemos tantos estímulos e distrações o tempo inteiro, todos os dias.

Para isso é necessário criar um espaço, seja físico ou virtual, e encorajar experiências que aproximem seus membros para que eles possam aprender, se desenvolver e partilhar aquilo que têm em comum, através da colaboração eles podem enfrentar seus desafios juntos.

Afinal, é através de dificuldades enfrentadas e realizações atingidas que pessoas se relacionam de forma profunda e significativa, fortalecem laços e comunidades tornam-se mais fortes para realizar conquistas que indivíduos não conseguiriam sozinhos.



Follow us @beliive.br