Uma bolha imaginária chamada “zona de conforto”
VOLTAR
|Desenvolvimento Pessoal

Uma bolha imaginária chamada “zona de conforto”

Muitas vezes nos fechamos para o mundo, por medo de confrontar nossos próprios valores, encarar o desconhecido e principalmente, por medo de falhar.

horizonte

Na série de Histórias de Usuários, que estamos publicando, temos conversado com algumas pessoas para conhecer mais sobre suas experiências com a troca de tempo na Beliive.

Chama a atenção que durante essas conversas muitos falam sobre “sair da zona de conforto”, principalmente quando é preciso cadastrar experiências para oferecer na plataforma. Muitas pessoas não estão acostumadas a olhar para seus próprios talentos e refletir sobre o que podem oferecer para o mundo, essa reflexão pode nos tirar da zona de conforto de maneira muito positiva.

Quando falamos sobre sair da zona de conforto, não significa que você deva se jogar em algo totalmente obscuro e arriscado, ou mudar sua vida completamente em busca de novas experiências. Mas devemos nos questionar sobre como estamos levando a vida — se estamos conformados em uma realidade que não é benéfica e que pode ser modificada, e questionar também nossa visão das coisas, repensar nossos valores e ampliar nosso olhar.

O medo do desconhecido

Nos agarramos à zona de conforto por medo do desconhecido. Quando não sabemos o que está por vir, nos apegamos ao estado presente — não importa qual seja — mas pelo simples conforto de já saber o que esperar.

Pequenas mudanças podem transformar nossas vidas, e há muitos benefícios em fazer aquilo que não estamos acostumados, tais como viver novas experiências, desenvolver habilidades, aprender a lidar com o inesperado, criar empatia pelas outras pessoas e melhorar nossa qualidade de vida.

“Zona de conforto” é uma redoma que nos afasta da realidade

A internet é uma ferramenta maravilhosa para descobrirmos coisas novas, mas também pode nos isolar cada vez mais nessas bolhas.

Redes sociais possuem algoritmos que apenas reforçam nossas ideias e maneira de pensar, ampliando um viés de confirmação que nos dá a ilusão de que estamos sempre certos e de que a maior parte das pessoas partilham dos nossos valores e visão de mundo.

Você não está seguro na zona de conforto

Quando nos fechamos também podemos nos conformar com uma situação ruim, pensando que as coisas “são como são”, sem saber que nossa vida poderia ser diferente.

Não é possível prometer que ao sair da zona de conforto você descobrirá um mundo mágico e maravilhoso, a realidade pode não ser exatamente como sonhamos e o desconhecido é incerto, mas ao menos você estará lidando com as possibilidades do mundo real.

Experimentar coisas diferentes irá te proporcionar um mundo de novas oportunidades.



Follow us @beliive.br