Qual é o valor do seu tempo?
VOLTAR
|Desenvolvimento Pessoal

Qual é o valor do seu tempo?

“É muito claro que o recurso mais valioso que todos temos é o tempo.” Steve Jobs

Ininterruptamente a Terra gira em torno de si mesma, garantindo ciclos de dias e noites — 24 horas que se renovam toda vez que o relógio atinge a meia-noite.

O tempo que passou não voltará. Mas os reflexos e consequências de tudo aquilo que se iniciou no passado, permanecem no nosso tempo presente e certamente afetarão nosso futuro.

E isso pode ser muito bom.

null

Você sabe quanto vale o seu tempo?

Estamos tão acostumados a viver nesse sistema monetário em que tudo o que consideramos importante deve possuir uma etiqueta de preço, e tudo pode ser comprado em uma loja ou e-commerce, que não conseguimos valorizar aquilo que temos à disposição sem nenhum custo.

O primeiro bilionário da história, John Rockefeller disse que** “quem trabalha demais não tem tempo para ganhar dinheiro”**, e a verdade é que passamos tantas horas do nosso dia fazendo atividades de maneira automática e rotineira, que por vezes não conseguimos fazer as coisas que realmente desejamos ou que deveríamos para atingir determinado propósito — por falta de tempo. E tal propósito pode ser realmente ganhar dinheiro, mas também pode ser ler um livro, aprender um novo idioma, um instrumento musical ou cozinhar um jantar especial.

Algumas dessas realizações podem ser resolvidas em poucas horas, outras levam dias, semanas, meses ou anos. Mas o que começou no passado continua no presente, então, se começarmos algo hoje seus reflexos futuros serão os resultados desse investimento.

É como investir dinheiro em uma aplicação, é preciso determinada dedicação, tempo e principalmente consistência para no futuro retirarmos os bons resultados.

Uma usuária da Beliive, Ximene Martins, entrevistada para outro artigo, disse algo muito interessante:

“Quando eu falo que eu não tenho tempo, na verdade eu estou falando que aquilo não é a minha prioridade, então, a partir do momento que eu estou convicta disso, eu sou obrigada a priorizar o que quero. Se eu quero aprender alguma coisa tenho que priorizar isso. Eu nunca posso dizer ‘eu não tenho tempo’, eu posso dizer ‘eu não tenho dinheiro’, e realmente eu posso não ter dinheiro para pagar alguma coisa, mas tempo, é uma questão de priorizar. É uma moeda muito democrática, às vezes é uma questão de organização que falta para a pessoa, e pode faltar para mim também.”

Perdemos horas em atividades que não necessariamente são importante para nós, mas apenas porque estamos distraídos. Podemos passar boa parte do dia descendo um feed de notícias das redes sociais, ou vendo algum programa de televisão que não nos diz nada.

E aproveitar o tempo não necessariamente significa que você precisa passá-lo produzindo algo considerado “importante” sempre, esse tempo pode ser aproveitado para algo que você considere prazeroso ou relaxante também, a questão é, você está fazendo isso com consciência?

Se para você é uma atividade prazerosa ficar olhando as redes sociais, não tem problema. Mas se você gostaria de fazer outra coisa e não percebe que fica horas no Facebook ou Instagram, então agora é o momento para refletir sobre como está aproveitando seu tempo livre.

Se no futuro você olhar para trás, irá pensar “eu aproveitei esse tempo”?

Nossa vida é finita e tempo não é algo que podemos recuperar.

Apesar de ser um recurso gratuito e abundante — diferente do dinheiro — ele não se acumula, não é possível guardá-lo para depois.

Como você tem organizado seu tempo e quais são os resultados que deseja obter com o que você está investindo hoje?



Follow us @beliive.br